Post Top Ad

Seja um bom anfitrião e receba seus convidados com Vinhos, Queijos e Geleias

Desde jovem fui sendo inserido no mundo dos vinhos. A cada jantar um rótulo diferente me era apresentado e mesmo sem saber da profundidade que esse assunto viria a ser na minha vida, o gosto e apreço por esse tipo de bebida foi se destacando cada vez mais.

No início o gosto era estranho e exótico, bem diferente do suco de uva que costumava tomar, mas com o passar do tempo fui descobrindo, principalmente nos diversos lugares e lares que visitei, que o maior prazer era ser recebido com uma taça de um bom vinho.

Quando menos percebi, já tinha experimentado diversos rótulos, já sabia até qual tipo de vinho iria comprar para acompanhar algum prato ou até mesmo para tomar descontraidamente com os amigos. Era um barato ver meus conhecidos me perguntarem... "E ai, qual iremos tomar hoje ?". Sempre respondia à eles que tudo ia depender do tipo de acompanhamento, pois para cada tipo de prato, existe um vinho que harmoniza perfeitamente.

Como fui sempre bem recebido nos lugares que passei, naturalmente comecei a receber amigos em casa para encontros casuais, jantares e até café da manhã... Esses são momentos únicos que vivemos com as pessoas que mais gostamos onde cada detalhe (para aquele que é anfitrião) faz muita diferença.  

Com muita praticidade e elegância, hoje vou mostrar três harmonizações de "Vinhos, Queijos e Geleias" que é de dar água na boca para você recepcionar seus convidados.
A escolha dos ingredientes é de suma importância, pois além de causar boa impressão, a qualidade dos produtos fará dessa experiência algo único para ser lembrado e marcado na vida de cada um... Lembrando que todos esses itens você encontra de fácil acesso nos melhores mercados e representantes locais.

Ateliê Cozinha & Coisinhas preparou algumas peças bem especiais justamente para essa harmonização. Aqui na revista ficamos muito contentes com a qualidade das tábuas de queijo e suas respectivas facas para corte, sem falar do conjunto americano com cores que destacam ainda mais todos os itens a mesa.

É sempre muito importante dar atenção a esse tipo de detalhe, pois além dos produtos de qualidade que colocamos a mesa para comer e beber, esse acabamento é o que destacará todos eles além de impressionar seus convidados é claro :)
Você encontrará muitos queijos dos mais diversos formatos e tipos, um mais gostoso do que o outro, mas representando a nossa brasilidade, escolhemos os três tipos de queijos mais consumidos aqui no Brasil... O Minas Frescal, o Meia Cura e o Parmesão.

São ótimos queijos, muito saborosos e ainda combinam com diversos pratos.
Os queijos que escolhemos são da Casa Mineira da cidade de Americana/SP. 

O proprietário Alessandro, semanalmente traz lá de Andradas/MG e da região da Canastra os melhores produtos para servir sua mesa. Gostamos do estilo de seu trabalho e cuidado com os queijos, esse é o diferencial daquele que trabalha com produtos frescos.

1º Harmonização - Suavidade
Queijo Minas Frescal - Geleia de Damasco - Vinho Merlot
Essa é uma combinação de texturas leves, uma ótima entrada onde os sabores são agradáveis como um todo. O queijo minas frescal é levemente salgado e combina perfeitamente com o suave doce da geleia de damasco.

A geleia de damasco da Edelweiss tem um sabor bem presente, não é enjoativa e é muito cremosa. A combinação com o vinho merlot da Los Gatos faz desta tríade um conjunto suave a boca, onde nenhum sabor se sobrepõe ao outro... Pois ao tomar o vinho depois de comer o queijo com a geleia, os sabores ainda ficam presentes ao paladar.

Esse Merlot é bem macio ao paladar, desce bem gostoso e é ótimo para aqueles que estão iniciando a tomar vinho. Se você for fazer uma harmonização na sua casa, essa é uma ótima opção para iniciar.

2º Harmonização - Intensidade
Queijo Meia Cura - Geleia de Laranja com Nozes - Vinho Carménère
Essa é uma combinação com texturas mais intensas onde o extremo de cada sabor é degustado ao máximo. Começamos pela geleia de laranja com nozes da Duga que é mais consistente na textura e bem acentuada nas nozes... Bem acentuada mesmo, pois você sente o sabor delas em contraste com a laranja, uma ótima combinação para o queijo meia cura que é mais salgado que o queijo minas frescal. O doce da geleia e o salgado do queijo recriam de forma alternativa o clássico Romeu e Julieta.

O vinho que escolhemos para essa harmonização é o Carménère da Los Gatos, um vinho com mais acidez e sabor mais prolongado quando combinado com o queijo e a geleia. Um vinho encorpado e de fácil degustação.

Se você deseja trazer intensidade a mesa... Essa é uma ótima indicação. 

3º Harmonização - Força
Queijo Parmesão - Geleia de Pimenta - Vinho Cabernet Sauvignon
Essa é uma combinação de texturas mais fortes, onde além de um complementar o outro de maneira muito harmônica, essa tríade provoca uma explosão de sabores na boca. 

O parmesão já é um queijo forte e dependendo da sua maturação ele fica ainda mais forte. Em combinação com a geleia de pimenta da Homemade, o parmesão ganha um sabor equilibrado nessa harmonização, pois essa geleia além de ter a característica da pimenta, ela ainda carrega o lado doce de uma geleia (mantem sua ardência e suaviza com o adocicado), o que a faz ser combinada com diversos outros pratos.

O vinho escolhido para essa harmonização é o Cabernet Sauvignon da Los Gatos... um vinho encorpado, mais escuro e conhecido pelo mundo como o "master das uvas tintas". Esse vinho nessa combinação equilibra os sabores no final da degustação mantendo levemente o doce e o ardor da pimenta na boca.

Se você deseja trazer força a mesa... Essa é uma ótima indicação e surpreenderá seus convidados.

Os Vinhos Los Gatos
Fabricado pela Viña Alto Roble, os vinhos Los Gatos já são conhecidos de nosso paladar e sempre agrega sabor nos mais diversos pratos que fazemos. Situada no Valle de Curicó no Chile, seus vinhedos com mais de 15 anos mostram o poder dos nossos amigos da America do Sul em fazer ótimos vinhos.

A filosofia da Revista Nós e outros Olhos é sempre quebrar as barreiras dos estados brasileiros fortificando as marcas nacionais em conjunto. Nesta matéria rompemos a barreira de nossas fronteiras e abrimos caminhos para águas internacionais.
Como você pôde perceber, cada queijo tem a sua particularidade, cada geleia tem a sua textura e cada vinho sua intensidade. As harmonizações são infinitas e você pode cria-las e recria-las a sua maneira, sempre explorando novos e antigos paladares fazendo destes momentos algo único na sua vida.

Aprecie sempre com moderação e divirta-se sempre com seus amigos e familiares.

Até a próxima harmonização !!!!

Participação excepcional nesta harmonização de "Vinhos, Queijos e Geleias"
(Redirecionamento para page do Facebook ao clicar nas imagens) 


Redação: Davi oliveira
Harmonização: Revista Nós e outros Olhos
Modelo de mão:
 Alice Locali
Crédito Fotos: Nós e outros Olhos
Cenário: Luminária: Belas Velas / Taças: Nadir Barone / Placa Gato: Casa da Bruxa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad