Post Top Ad

A Arte de se fazer Pães e o Segredo de Família

 Hoje é Dia das Mães...

Nesse dia nos reunimos em família e celebramos este Ser que nos gestou e que nos passou todos os ensinamentos de uma vida... Nossa Mãe.

Comemos comidas deliciosas que só elas fazem, somos lembrados de ocasiões e registros que só elas sabem, fortalecemos o sentimento dos laços familiares e é claro... Aquele abraço apertado que só o colo de mãe tem... Bom demais né :)

Bom também é saber que existem segredos de família que ainda são passados de geração em geração, alguns relacionadas ao lado masculino e outros ao lado feminino da família. A Arte, o Ofício, a Cultura... esses são detalhes que devem ser considerados e respeitados hoje e sempre por aquele que o recebeu.

Curiosamente, conversando com Gabriela da "Padoca da Alma", ficamos sabendo que o fermento utilizado no preparo de seus pães era de sua Avó. Ela criou uma muda de fermento que definia sua alma naquilo que preparava em seu sítio, pois em tempos antigos também não existia fermento biológico como os de hoje.
"Tudo se fazia com fermento natural, a muda do fermento foi passada para minha Tia e em sequência foi passada pra mim. Somente nós duas hoje tem essa muda do fermento"
... Comenta Gabriela. 

Este é um detalhe que surpreende o paladar de quem consome os pães feitos por Gabriela, pois a alma naquilo que faz também é notado. Gabriela diz que esse fermento é alimentado um tempo bem antes da preparação dos pães, pois ele precisa se desenvolver.
Já falamos aqui na revista sobre o Pão Integral (clique aqui para ver mais) e as Barrinhas de Cereais (clique aqui para ver mais), um sucesso nas degustações. Ficamos intrigados sobre o preparo desses alimentos, por isso, pedimos a Gabriela que nos contasse um pouco sobre esse processo.

Segue comentários da Gabriela sobre a arte de se fazer pães:

"Para se preparar o pão de fermentação natural existe um processo inteiro por trás dessa arte, pois tem de ser preparado muita coisa antes... Assim como encontrar uma farinha boa que seja de acesso ao público, assim o pão não fica com um custo alto. A farinha que mais utilizamos é a Brasileira, salvo alguns pães como o pão italiano que é utilizado farinha italiana na preparação.

Utilizamos farinha integral, de centeio e a de trigo nos mais variados pães e quando o fermento não é usado, ele fica em estado de dormência na geladeira. Lembrando que em cada estação (clima), o fermento terá tempos e ações diferentes. Somente quando o fermento está no ponto é que é feita a preparação do pão."

"A partir do momento que você está com o fermento pronto, é feita a separação dos ingredientes, batemos a massa e deixamos ela descansar por seis horas. Após esse período de descanso, a massa é pré moldada e e volta a descansar por mais três horas... A partir dai é o que o pão está ponto para ser assado."
Um detalhe bem legal de saber é que a Padoca da Alma tem sua própria horta orgânica, nós mesmos aqui da revista já fomos fazer uma visita com o Felipe para conhecer mais de perto esse projeto. Em breve falaremos e publicaremos uma matéria sobre esse projeto de Agrofloresta no meio da cidade.

Os produtos que colhem desta horta, tais como a cenoura, beterraba, abóbora e outros... São utilizados na produção dos pães. Já as castanhas, nozes, frutas secas e outros cereais são compradas na zona cerealista em São Paulo, que o local de referência para muitos produtores.
Esse é o Pão de Nozes da Padoca da Alma, um pão muito nutritivo e saboroso. Deixou todos os degustadores surpreendidos com sua cor meia roxa e aroma sem igual. Sua casca é muito crocante e a harmonização com as nozes ficaram divinas. Acompanha muito bem com queijo e ricota branca... Um toque de azeite finaliza bem essa obra.

Os ingredientes que acompanham este Pão de Nozes são a farinha branca, água, fermento natural, nozes e sal rosa. Sempre que consumir um pão desses, deixe sempre cinco minutos no forno para voltar a ter a textura original.

É gente... Agora dá pra ver quão longo é o processo de se fazer um bom pão, ainda mais quando sabemos que além de uma receita de família, traz consigo a essência de uma arte em forma de herança. Vamos sempre prestar a atenção quando nossas Mães dizerem que esse alimento tem história... Essa é a dica :)

Feliz dia das Mães à todas as mães e um muito obrigado pelos conhecimentos transmitidos, pois é com eles que moldaremos o futuro para gerar a próxima geração !

19 99249 4626
Americana/SP

Facebook: Padoca da Alma




Matéria: Davi Oliveira
Crédito Fotos: Nós e outros Olhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad